Antes de içar a lâmina, o algoz suplica ao condenado: "Você me perdoa?"

I want you for U.S. Army

sábado, 4 de agosto de 2012

Subsolo das Memórias - Ano III

Meus amigos,

Esta semana começou de forma inusitada.

Um envelope pardo cruzou a soleira da minha porta.

Uma carta de um grande amigo do Subsolo das Memórias, o corintiano José Carlos Feliciano.

Há tempos o Zé Carlos vem postando comentários interessantes e críticos no Subsolo. Até que ele descobriu que também pertenço ao bando de loucos alvinegros.

Pois o Zé Carlos, meus amigos, é Secretário Municipal de Esportes e Recreação em Tupã.

Será que algum corintiano consegue esquecer o Talismã da Fiel, Tupãzinho, o jogador que fez o gol da vitória sobre os Bambis no título brasileiro de 90?

Pois o Zé Carlos bem que me avisou: “Flavião, o Tupãzinho vai ler o seu texto sobre o Coringão”. (Aqui está ele, pessoal: Sport Club Corinthians Paulista - http://www.subsolodasmemorias.blogspot.com.br/2010/09/sport-club-corinthians-paulista.html.)

Já havia ficado bem contente com a notícia de que o Tupãzinho entraria em contato com o subsolo das memórias deste estoriador corintiano. Mas eis que o Zé Carlos me reservava uma surpresa ainda maior.

Esta semana começou de forma inusitada.

Um envelope pardo cruzou a soleira da minha porta.

Uma carta por meio da qual conheço e reconheço Tupãzinho e 
Zé Carlos em uma foto sob a bandeira dos Gaviões da Fiel. 
 (Clique sobre a imagem para dar um abraço 
no Tupãzinho e no Zé Carlos)


Uma carta por meio da qual conheço e reconheço 
o autógrafo do Tupãzinho sob o trecho do meu texto em que 
o Talismã da Fiel faz o gol que deu o primeiro Brasileiro ao Coringão.
 (Clique sobre a imagem para 
fazer o gol junto com o Tupãzinho)


Vai pras redes, Tupã!
Muito obrigado, Talismã! 
(Narração épica do grande Osmar Santos)
>


É por diálogos inusitados como este, meus amigos, que eu sigo escavando o Subsolo das Memórias com tanto ímpeto!

Pois o Subsolo, neste fim de semana, chega ao seu terceiro aniversário.


Subsolo das Memórias – Ano III


Caminhamos para 50 mil acessos, meus amigos, dentre os quais, para a minha enorme alegria, despontou o amigo Zé Carlos, a quem eu dedico, com muita emoção e agradecimento, este aniversário subterrâneo.

Zé Carlos, mande um grande abraço ao Tupãzinho. Esteja certo de que, dentro em breve, visitarei vocês. Aliás, como você bem sabe, tenho familiares por aí. Muito obrigado, meu amigo, um grande abraço!

E a partir dos links mais abaixo, retomo a trajetória do Subsolo neste terceiro ano.

Muito obrigado a todos vocês pela acolhida calorosa e assídua.

Grande abraço,

Flávio Ricardo Vassoler


Narrativas do Subsolo

Coleção Zero à Esquerda (18/03/12)

Cadu (01/01/12)

Sócrates Brasileiro (10/12/11)

A paz entre os escombros (12/11/11)

Nietzsche, o pirata (04/11/11)

Réquiem (27/10/11)

Antítese: Se Deus não existe, tudo é permitido? (Renato Janine Ribeiro; 08/10/11)

Tese: Se Deus não existe, tudo é permitido? (Luiz Felipe Ponde; 02/10/11)

Tudo o que é sólido desmancha no ar (17/09/11)

11 de setembro (10/09/11)

Dona Arsênia e Pablo Neruda (03/09/11)

Carta-testamento (20/08/11)

Democracy: we deliver (14/08/11)


Viagens subterrâneas

Buenos Aires I (29/07/12)

Moscou I (15/04/12)

Moscou II (13/06/12)

Arbeit macht frei (Auschwitz; 10/03/12)

Varsóvia e Cracóvia I (06/01/12)

Varsovia e Cracóvia II (05/02/12)

Quadros Parisienses I (29/10/11)

Quadros Parisienses II (17/12/11)

Palácio de Versalhes (23/09/11)

London Calling (24/08/11)


Subsolo à tona

Curso sobre Dostoiévski e Bergman na Editora Intermeios – Casa de Artes e Livros (12/02/12)

O Cisne Negro e Edgar Allan Poe no 6º Cinefantasy (21/11/11)

Fiódor Dostoiévski no Fantasticon 2011 (10/08/11)


Mestres no Subsolo

Terra Mater (Marineuzinha Vassoler e Ingmar Bergman; 27/05/12)

Somente os mortos viram o fim da guerra (Clausewitz e Danis Tanovic; 30/03/12)

Fiódor Dostoiévski no Subsolo das Memórias – Parte I (22/02/12)

Fiódor Dostoiévski no Subsolo das Memórias – Parte II (25/02/12)

Dostoiévski e Bergman no Subsolo das Memórias – Parte Final (05/03/12)

Psicopatologia da vida cotidiana (Ernesto Sabato e Liu Wenxiu; 22/01/12)

Se queres paz, prepara-te para a guerra (Vasily Grossman e Antony Beevor; 15/01/12)

Algo de novo no front, por Vasily Grossman (26/12/11)

Fiódor Dostoiévski na Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (29/11/11)

Um paradoxalista, Fiódor Dostoiévski (16/10/11)


Amigos do Subsolo

Conversa com Aury Porto, o Príncipe Míchkin (26/04/12)

Quartos Escuros, por João Miguel Henriques (29/01/12)

Programa Livros em Revista, por Ralph Peter (04/12/11)

14 comentários:

  1. Flavio, como vai?
    Estou repassando aos amigos.
    Alguns amigos viajaram por onde vc esteve, é legal compartilhar.

    Bj.
    Eva seiberlich.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eva! Tudo bem comigo, e com você?

    Muito obrigado pelo repasse! E tenho uma sugestão: mande para mim os emails dos seus amigos. Daí eles também receberão as atualizações do Subsolo.

    Um abraço,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, Flavião!

    Só vc. mesmo para receber um envelope pardo desses, haha
    2012: libertadores. Mundial?

    Um abraço, meu velho!

    ps. Passei no Goethe hoje e descobri o 'sebo' da biblioteca. Vendem livros quase novos em alemão por até 2 reais. Pois é, meu caro, a literatura alemã está mais acessível. Mas para quem?

    ps2. Lembrando o texto que vc. me passou sobre Direitos Humanos, vc. viu a 'venda' da entrada da Venezuela no Mercosul? Dilma, a Embraer (e a Fiesp?) agradece(m).

    Aufwiederschreiben!

    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Fala, Carlão! Tudo bom, velho?

    Libertadores e bicampeonato mundial - 2000 e 2012! O Chelsea joga numa retranca parecida com a do Coringão. Mas eles não têm Romarinho - que já não tá fazendo gols... - e, sobretudo, o Sheik - que agora tá com o joelho baleado :-(

    Aquela biblioteca do Goethe é ótima, Carlos. E, nesse caso, e apenas nesse caso, a ausência quase completa de público leitor te traz uma vantagem comparativa. Ninguém vai disputar os livros a tapa com você. Agora, quanto a discutir o conteúdo deles com amigos e que tais, daí a coisa muda de figura, né? (Por isso o Subsolo vale também como partilha da solidão, velho...)

    Ah, Carlão, por ora podemos dizer "Auf Wiederschreiben", mas logo, logo vamos dizer "Auf Wiedersehn", meu velho, porque meu primeiro livro está saindo da fornalha. Pode ser que a publicação d'"O Evangelho segundo Talião" role ainda este semestre. Pode deixar que vou te avisar, contarei com a sua presença no lançamento!

    Grande abraço, apareça sempre!

    Flavião

    ResponderExcluir
  5. Jeferson Bazilistadomingo, 05 agosto, 2012

    Flávião parabéns pelo aniversário do subsolo, porra não tinha sacado que você é corintiano, puta cara de são paulino, palmeirense (branco, letrado/uspiano...) preconceito meu!?, é sou cheio desses, mas quem vê cara de fato não vê coração e é ótimo quando sou surpreendido, imagino/penso uma coisa e o mundo se revela outro e isso é ótimo ( "a forma inusitada" segundo suas palavras).

    Sobre aquela suas ponderações referente a minha novela (lembra? Gelo na Boca.) tenho outros mil argumentos, que já sondei outras mil vezes em lhe responder, mas graça a sua considerações, decidi que nunca irei defender um texto meu, eles são o que se acham, e ponto. Claro que pedi a sua opinião, e você na maior das gentilezas as compartilhou, saiba que nunca me esquecerei disso. Bem, mas o papo é outro, tupanzinho é ídolo mesmo e o subsolo é aniversariante, Causachun!

    Quero te convidar para a 6° Jornada de Cinema Silencioso que acontece na cinemateca brasileira de 11 a 19 onde além de ser um dos produtores, serei o Dr. Caligari!

    Abraço
    e
    Vinho e Vida
    Jef

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jeferson! Tudo bom?

    Comecemos pelo fim: muito obrigado pelo convite para o Festival de Cinema Silencioso. Com certeza estarei lá! Por sinal, já ministrei palestras sobre o Dr. Caligari, então será um prazer ver a sua atuação. De 11 a 19 de agosto? Durante a semana, tenho livres as quartas e quintas-feiras à noite. Espero que os dias coincidam, Jeferson, ou que haja algo no fim de semana.
    Você poderia me mandar o link com a programação?

    Quanto aos comentários sobre os meus comentários sobre o seu livro, velho, quanto a isso devo discordar. A discussão é sempre importante, essa dialogia traz vários pontos de luminosidade para aspectos de penumbra do texto. As considerações podem até incomodar ou destoar daquilo que esperávamos e/ou esperamos, mas elas fazem com que tenhamos mais distanciamento e criticidade em relação às criações.

    E, sim, sou corintiano, velho. Filho de imigrantes europeus pobres - eles também existiram neste país que é uma máquina de moer gente. Corintiano como o meu pai, que há 10 anos não pode ver o Coringão ao meu lado. Saudade.

    Logo ocorrerá o lançamento do meu primeiro livro, Jeferson: "O Evangelho segundo Talião". Pode deixar que te avisarei devidamente. Gostaria muito de contar com a sua presença. E, claro, quero conhecer suas impressões sobre o meu trabalho.

    Grande abraço,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Flávio!

    Por onde você anda, moço?

    Bj.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dayse! Há quanto tempo, hein?

    Ando sempre por perto do bom e velho "Rei das Batidas", onde tomamos aquelas cervejinhas hoje nostálgicas :-)

    Tô fazendo doutorado lá na Letras - o também bom e velho Dostoiévski. E você? Tá lecionando no Mato Grosso? (Essa foi a última notícia tua que tive.)

    Quando vier a Sampa, não deixe de me avisar, tá? Quero te ver de novo.

    Um beijão,

    Flávio Ricardo

    P.S.: Um amigo meu, o Flammarion, parece que se casou ou tá morando junto com uma amiga sua, Dayse, amiga que dá aula de espanhol no Bandeirantes.

    ResponderExcluir
  9. OLá Flávio....

    enviarei por esses dias, me dê só um tempinho, ok?

    Seu trabalho é interessantíssimo.
    Estou ainda na Clarice que é minha paixão.
    Tentei enviar seu trabalho para o último biógrafo dela, mas não consegui.
    Se vcs mantivessem contato, nossa, que delícia!
    Enviei tbm a uma amiga do Ministério Público Federal pq morou em Tupã, agora já está em S.Paulo.
    Enviarei a foto que tiramos com o Walter, Stevesson para vc não nos esquecer!

    Grande abraço e excelentes trabalhos.
    Assim que houver oportunidade aqui no IFF para uma palestra sua, farei ctto. Estamos em greve neste momento.

    Abraço amigo,
    Eva.

    ResponderExcluir
  10. Olá novamente, Eva!

    Muito obrigado por todo o apoio! Logo chegará o momento do lançamento do meu livro. Contarei com você por aqui, hein?

    E assim que vocês voltarem da greve, estarei pronto para ministrar uma palestra dostoievskiana no IFF.

    Grande abraço,

    Flávio Ricardo

    P.S.: Espero pela foto, então. Daqui a algumas semanas, começarei a postar as fotos de Montevidéu. Gostaria de colocar a nossa foto entre elas :-)

    ResponderExcluir
  11. Reinaldo Benjamindomingo, 05 agosto, 2012

    Prezado Flávio,

    Com algum atraso, devo-lhe dizer que todo o meu encantamento sentido nos quatro dias de visita à monumental capital russa, foi sobejamente ampliado pelo seu post Moscou II, graças a seu talento de sagaz obervador. Parabéns pelo trabalho realizado! Parabéns pelo seu filho Ricardo, nova promessa de sabedoria para sua geração!
    Grande abraço,

    Reinaldo Benjamim

    ResponderExcluir
  12. Olá, Reinaldo! Tudo bom?

    Eis que está chegando o momento de eu lhe agradecer: quero entregar a você, em primeira mão, "O Evangelho segundo Talião", meu livro que logo menos será publicado. Gostaria muito de contar com você por aqui, no lançamento. Seria possível?
    Bom, se não der, tenha certeza de que você receberá o livro com os devidos agradecimentos.

    Um grande abraço,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
  13. Bala, Flavião!!! Semanas atrás, como faço de costume na trépida e longa Parelheiros, fui ouvindo na ESPN 92,9 o talismã Tupãzinho falando daquela conquista, estava lá bem atrás do gol do título, onde por sinal desenvolve um belo trabalho no Tupã...
    Boa memória, esse jogador foi realmente um dos mais esforçados e criativos daquele Timão!!!
    Abraxos, velhinho...

    ResponderExcluir
  14. Não para, Não para, Não para.... VAMOS COM TUDO TIMÃO

    ResponderExcluir