Antes de içar a lâmina, o algoz suplica ao condenado: "Você me perdoa?"

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domingo, 30 de janeiro de 2011

Cinema e literatura: um diálogo sobre o nosso tempo


Meus amigos,

A partir da próxima sexta-feira, 04/02, Olívio Guedes, diretor do Museu Brasileiro da Escultura – MuBE (http://www.mube.art.br/), Donny Correia, gerente geral do Espaço Cultural Haroldo de Campos – Casa das Rosas (http://www.mallarmidia.blogspot.com/), e Flávio Ricardo Vassoler, Mestre em Teoria Literária pela FFLCH/USP (http://www.subsolodasmemorias.blogspot.com/), passaremos a ministrar o curso Cinema e Literatura: Um diálogo sobre o nosso tempo.

As aulas acontecerão nas dependências do MuBE (http://www.mube.art.br/; Av. Europa, 218; tel.: 2594-2601), sempre nas sextas-feiras, das 19h30 às 22h30. O curso terá a duração de 04 meses (de fevereiro a maio), apresentando um total de 16 aulas divididas em 10 módulos temáticos.

Seguem abaixo o programa e o cronograma do curso.

Cinema e Literatura:
Um diálogo sobre o nosso tempo

Módulo 1: A morte e a exumação de Deus
(Semanas 1 e 2 – 04 e 11 de fevereiro)

Aula 1: Apresentação de Luz de Inverno, de Ingmar Bergman; início da discussão entre o filme e os capítulos A Revolta e O Grande Inquisidor, presentes no romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski.

Aula 2: Término da discussão envolvendo as obras de Bergman e Dostoiévski.

Módulo 2: A alma do homem sem o socialismo
(Semanas 3 e 4 – 18 e 25 de fevereiro)

Aula 3: Apresentação de A Classe Operária vai ao Paraíso, de Elio Petri; início da discussão entre o filme e o ensaio A Alma do Homem sob o Socialismo, de Oscar Wilde.

Aula 4: Término da discussão entre o filme de Petri e o ensaio de Wilde.

Módulo 3: O nacional-socialismo
e a dialética do obscurecimento
(Semanas 5 e 6 – 11 e 18 de março)

Aula 5: Apresentação do documentário Arquitetura da Destruição, de Peter Cohen; início da discussão entre o documentário, o capítulo Elementos do Anti-Semitismo: Limites do Esclarecimento, presente no livro Dialética do Esclarecimento, de Max Horkheimer e Theodor Adorno, e os capítulos A ideologia como força material, A ideologia autoritária da família na psicologia de massas do fascismo, A teoria da raça – seu conteúdo e As massas e o Estado, presentes no livro Psicologia de Massas do Fascismo, de Wilhelm Reich.

Aula 6: Término da discussão entre o documentário de Cohen e os textos de Adorno, Horkheimer e Reich.

Módulo 4: O relativismo político das vanguardas
(Semanas 7 e 8 – 25 de março e 01 de abril)

Aula 7: Apresentação do filme Mephisto, de István Szabó; início da discussão entre o filme, o Manifesto Futurista, de Filippo Marinetti, e o capítulo Teoria da Vanguarda, presente no livro A Obra de Arte de Vanguarda, de Peter Bürger.

Aula 8: Término da discussão entre o filme e os textos de Marinetti e Bürger.

Módulo 5: E agora, José?
(E Antônio e Cláudio e Joana e Maria?)
(Semana 9 – 08 de abril)

Aula 9: Apresentação do filme Edukators, de Hans Weingartner; discussão entre o filme e os poemas José, Poema de Sete Face e Mundo Grande, de Carlos Drummond de Andrade.

Módulo 6: O novo deus e sua onisciência mundana
(Semanas 10 e 11 – 15 e 22 de abril)

Aula 10: Apresentação do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick; início da discussão entre o filme e o romance O Processo, de Franz Kafka.

Aula 11: Término da discussão entre o filme de Kubrick e a obra de Kafka.

Módulo 7: O Poder lhe pergunta: Quem é você?
(Semanas 12 e 13 – 29 de abril e 06 de maio)

Aula 12: Apresentação do filme Dançando no Escuro, de Lars Von Trier; início da discussão entre o filme e o romance O Estrangeiro, de Albert Camus.

Aula 13: Término da discussão entre o filme de Von Trier e a obra de Camus.

Módulo 8: O caos não se deixa quantificar
(Semana 14 – 13 de maio)

Aula 14: Apresentação do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles; discussão entre o filme e o ensaio Guerra Civil, de Hans Magnus Enzensberger.

Módulo 9: Paradoxo dos direitos humanos
(Semana 15 – 20 de maio)

Aula 15: Apresentação do filme Tropa de Elite II, de José Padilha; discussão entre o filme e o ensaio Paradoxo dos Direitos Humanos, de Robert Kurz.

Módulo 10: Pandora ainda respira?
(Semana 16 – 27 de maio)

Aula 16: Apresentação do filme 21 gramas, de Alejandro González Iñárritu; discussão entre o filme e a peça Esperando Godot, de Samuel Beckett.

4 comentários:

  1. Flavião!! blz?
    puta curso hein meu velho?!
    cara, se puder vou subir uma sexta-feira aqui de santos pra participar tambem
    to por aqui agora, dá um toque quando vier pra gente sair com umas minas do litoral!!!
    parabens mesmo! como é uma coisa bela ver os sonhos de um universitário se realizando em obras de 'gente grande'!
    mucha suerte e luz, abração, André

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  2. Patrícia Santanadomingo, 30 janeiro, 2011

    Ai que pena de mim. Infelizmente minhas aulas voltam essa semana e eu não poderei participar.

    Putz, achei a programação o máximo: boa sorte pra vocês! E, por favor, mantenha-me atualizada em relação a tudo, assim eu me sentirei menos infeliz.

    Muito obrigada pelo convite. Um grande abraço,

    Patty

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  3. é necessário fazer inscrição? ou basta ir nos dias e participar?

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  4. Olá, Sr. Anônimo :-)

    As 40 vagas para o curso já foram preenchidas. No entanto, há uma lista de espera que já conta com 14 pessoas.

    Os professores determinamos um limite máximo de 03 faltas. Caso os alunos já regularmente inscritos ultrapassem esse limite, as vagas serão repassadas aos alunos da lista de espera segundo a ordem de anterioridade na manifestação do interesse em participar do curso.

    Sendo assim, se você quiser participar do curso, envie para mim um email no seguinte endereço: within_emdevir@yahoo.com.br

    Claro que você não será mais o Sr(a). Anônimo(a).

    Abraço!

    Flávio Ricardo

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